O fio condutor do filme é mais que banal, a todos acontece, a morte, a morte que se aproxima.
O que faz disso um assunto interessante? Apenas ser o pólo de atracção para que antigos amigos e familiares se encontrem, todas pessoas com boa formação académica e os mais velhos, aparentemente, versados em várias questões filosóficas e sociais, mas não pensem que aqui os torna, as personagens, em melhores pessoas. Existe na verdade um confronto geracional entre pai e filho por causa disso. Durante o filme todo o realizador mostra-nos essas sábias criaturas como as pessoas mais intolerantes à face da terra e menosprezam, por medo, o diferente.
Do princípio ao fim que o realizador mostra, com alguma parcialidade no meu ver ou cinismo – não sei ao certo, mas seguramente que este último revelará grandeza por parte do realizador -, o fracasso dos grandes ideais que reinaram durante o século passado. Em nada deram. Ao contrário deles, os grandes capitalistas ao pé deles (um deles filho da pessoa que está à beira da morte no filme) são os mais magnânimos e os mais atenciosos de todos – era bom se eles na vida real tivessem tanto desapego ao dinheiro como a personagem personificada pelo filho, nesse dia faria uma tatuagem no peito, a substituir aquela que dizer amor de mãe, a dizer: “Viva ao capitalismo!”.
O filme não acaba bem, o que é bom, porque a vida nunca acaba bem, tem-se sempre que morrer – o que é uma chatice. Como retrato de vida, dá-nos muitas pontas soltas por onde pegar e tentar perceber porque é que as pessoas são como o são. Será que vale a pena ler todos aqueles livros? Valerá a pena trabalhar tão arduamente por um mero trabalho? Será que haverá alguma mulher/homem feita para nós ou devemos cair na realidade de apenas mais um contrato social a que se deve ser fiel? Será que com a morte nos aproxima-mos mais da verdade – como o diz Sócrates – por a nossa alma ir ter com os Deus? Será que a alma existe mesmo?
Um bom filme, tal como um bom livro, é aquele que nos responde a algumas perguntas mas nos deixa com mais e novas perguntas não respondidas do que inicialmente.
Só mais uma coisa sobre o filme (infelizmente não consegui encontrar nenhuma em pleno filme). A foto diz tudo, não precisa mais comentários:
Sem comentários:
Enviar um comentário